"Pots, like all another forms of art, are human expressions: pleasure,
pain or indifference before them, depends upon their natures, and their
natures are inevitably projections of the minds of the creators."
Bernard Leach, A Potter Book, 1940
"Potes, como todas as formas de arte, são expressões humanas: prazer,
dor ou indiferença diante deles, variam de acordo com a natureza de cada pote, e esta natureza é inevitavelmente projeção das mentes dos seus criadores."Bernard Leach, A Potter Book , 1940.
The same piece in three angles:
Bowl, vessel, container, ability, capacity, calibre, caliber.
* 器 Utsuwa - うつわ
Recepiente, vasilha, receptáculo, calibre, capacidade humana, valor.
Michaelis - Dicionário Prático Japonês- Português
Bernard Leach is, without a doubt, the best known and most prominent of British studio potters. His friendship with Shoji Hamada and his shuttling between Japan and St Ives are well documented. Born in 1887, Hong Kong; he was taken almost immediately to Japan by his grandparents. He returned to England at the age of ten for schooling. He attended The London School of Art. In 1909 he returned to Japan. After ten years of life in the East - both Japan and China - he met Hamada. His first book, A Potters' Book, was published in 1940, and defined Leach's craft philosophy and techniques, and became his breakthrough to recognition. He continued to pot until 1972, but did not stop his ceaseless traveling. The Victoria and Albert Museum in London held an exhibition the art of Bernard Leach in 1977. In 1979 he died leaving a great legacy to the world pottery.
Bernard Leach é, sem dúvidas, o mais importante e renomado cermista britânico. Sua grande amizade com o ceramista japonês Shoji Hamada e suas viagens entre o Japão e St Ives foram bem documentadas. Nascido em 1887, Hong Kong, seguio quase de imediato para o Japão com seus avós. Com aproximadamente 10 anos foi para a Inglaterra para estudar. Frequentou a London School of Art e em 1909 retornou para o Japão. Depois de dez anos entre Japão e China, ele encontrou Hamada. Seu primeiro livro foi publicado em janeiro de 1940, A Potters' Book é um clássico da cerâmica, define a cerâmica de Leach em termos filosóficos e técnicos e trouxe grande reconhecimento para o mesmo. Ele continuou fazendo potes até 1972. O Victoria and Albert Museum of London em 1977 fez uma grande exposição com a arte de Leach. Ele faleceu em 1979, com 92 anos, deixando um grande e importante legado para o mundo da cerâmica.
Acácia..mais um lindo trabalho seu!!
ReplyDeleteParabéns!! Lindos portes!!
Obrigada por compartilar a sua arte.
Percebe-se um pouco de você em cada uma delas.
Um beijo!!
MA
Obrigada Ma querida, sempre com doces palavras! Bjão e lindo finds para vc!
ReplyDeleteLindo Acá, suas peças refletem uma beleza única de quem faz as coisas com e por amor...=)
ReplyDeleteestou precisando do apoio dos amigos para votarem na minha poesia no link...
http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
No final da página você põe o nome da poesia e o nome da autora:Poesia: Época boa de Paula Moraes...Me ajuda please?
Obrigada.
Bjs e bom fim de semana.
Atrevo-me a complementar Bernard Leach:
ReplyDeleteAlém dos sentimentos projetados pelo artista (fixados no intervalo temporal da criação da obra) influi também a reação de quem a contempla. Esta reação varia de pessoa para pessoa e, em cada uma dessas, pode modificar-se de uma hora para a outra. Daí decorre a riqueza intrínseca de qualquer manifestação artística em geral, e particularmente as artes plásticas.
Abraços, artista.
Mais uns trabalhos soberbos....
ReplyDeleteTentei uma informação pela Ma...mas ela me mandou para si....Desculpe mais esta vez....
A minha mufla é pequena, faço o Grés a 1200ºcom
oxidos....Posso fazer à mesma temperatura, com
vidros de efeito e vermelho celénio....carregado??Ou tenho de cozer primeiro e voltar à Mufla com os vidros a temperatura de
uns 1050º????
Artesão é assim....tenta desenrascar com amigos,
sejam ou não livros...
Desculpe...tá???
Beijo
Muito bem colocado Rodolfo! Obrigada por sua contribuição! Bjs!
ReplyDeleteAndrade, não há do que se desculpar! Fico feliz, em sabendo, poder ajudar. O reaproveitamento de vidros para trabalhos artísticos é sempre boa idéia. Geralmente os vermelhos de celênio não suportam altas temperaturas, volatilizam-se (provocando gazes tóxicos, como deves saber, e necessitam do cuidado de manter o forno em lugar bastante ventilado!), ou seja, perde-se a cor. Mas o tipo de vidro irá influir neste resultado. Como normalmente não sabemos o que há nele e a interaçâo com a pasta cerâmica, o que eu recomendária seria a realização de dois pequenos testes nas duas condições que vc citou, desta forma garantindo melhores resultados. Não sei se ajudei, mas vamos conversando! Saudações ceramisticas! :-))
ReplyDeleteÉ Cris, ele viveu bastante, mas atribuo a isso ao fazer o que se gosta. Pois quando se tem um compromisso, com responsabilidade e prazo, o estresse, em certos casos é inevitável! ;-) Bom domingo pra vc! Bjs!A.
ReplyDeleteAmiga querida, lindo trabalho, como sempre...=)
ReplyDeleteTem um selinho pra vc na página selos e carinhos no fim da página.
Bjs e bom domingo.
olá querida!
ReplyDeletebelíssimo trabalho!
um abração!
¡Precioso! Enhorabuena.
ReplyDeletePeças lindas, parabéns por sua arte.Beijos
ReplyDeleteGracias! Obrigada pela visita amigos! Bjs e bom domingo!
ReplyDeleteObrigada pelo selo, ele está publicado no http://selosarteseescritas.blogspot.com/. Um abraço, Yayá.
ReplyDeleteObrigada Yayá! Boa semana para vc! Bjs.
ReplyDeletevc é rica de beleza menina!
ReplyDeleteCada peça que nos encanta...aplausos...
Bjsssssssssssss
Olá Acácia,
ReplyDeleteLindo seu post.
Além de apreciar a beleza inconteste da arte,ainda aprendo sobre sua relação com as expressões humanas.
Agradeço-lhe o selo. Amei! Ele será publicado no http://selosmimosecarinhos.blogspot.com.
Beijooooooooooooooooooooooooooooooooooos.
Nossa, que lindo! Amei essa peça. :) E o Bernard Leach, realmente fabuloso. Como você, fabulosa! Eterna musa da cerâmica, da arte.
ReplyDeleteUm beijo,
Débora.
Lindos trabalhos! Sou fã desse tipo de arte.
ReplyDeleteBjs.
Obrigado amiga, pela sua disponibilidade...Não dá
ReplyDeletepara fazer experiência, pois não tenho Mufla para isso...e na minha, não arrisco uma pequena experiência, pois não sei a influência do calor com forno quase vazio...Para já desisto do celénio, e vou arriscar os vidros de efeito, com oxido de ferro....Vamos ver o que dá a mistura...
Obrigado Acá
Beijo
Lindas... suas peças refletem uma beleza de mãos que fazem tudo com muito amor. Por isso sua arte tem essa beleza, gosto muito desse tipo arte. Um abraço e ótimo começo de semana.
ReplyDeleteObrigada Severa querida, sempre distribuindo seu carinho por onde passa! Bjs!
ReplyDeleteVera, fico feliz que tenha gostado do post e do selo! Tb gosto muito de seu blog. Bjs! A.
ReplyDeleteDeby! Quanto tempo meninas! Adorei sua visita! Bjs mil e flores!
ReplyDeleteMarilene, obrigada! Vc é especial! Bjs querida!
ReplyDeleteAndrade, se não dá para fezer experiencia eu arriscaria a opção de fazer uma primeira queima e voltar ao forno para uma segunda queima em temperatura mais baixa (900ºC já seria o suficiente). Mas de verdade, fico feliz que opte por não usar o Selênio, por causa de sua toxidade. Boa sorte, depois me fale dos resultados! Abraços!
ReplyDeleteA arte de criar é a arte de ver com a alma. Abraço
ReplyDeleteLindo...concordo com vc. Obg pela vista.Abraço!
ReplyDeleteUtsukushi utsuwa.
ReplyDeleteBjs Bisente San.
Arigato gozaimashita! :)
ReplyDeleteAcá, que lindas....é sempre um aprendizado te visitar....como me enriquece!!! Muito obrigada por compartilhar tantos conhecimentos!!!! Bjs
ReplyDeleteAcácia, lindo o post, com informações incríveis. Seu trabalho é e de uma beleza infinita. Já virei fã de carteirinha! Bjkas com carinho!
ReplyDelete