Friday, February 24, 2012

Salão e Congresso Paranaense de Cerâmica



According the post 
 brazilian potters are about to lose one of the 
most traditional Ceramic Exhibition: 
“Salão e Congresso Paranaense de Ceramica”.
The excuse that the state will cancel the exhibition because there is no budget and so intend adress the Eshibition to private companies is inacceptable.
We would like to ask the cooperation and solidarity of all Ceramic artists around the world, once the Exhibition always invites foreign artists. 
The idea is to send the letter template below, to the following email to Mrs. Cristine Vianna Baptista (cosem@seec.pr.gov.br)- Chief of Museums Office at Paraná State-  adding at the end, your name, city and Country. 
We hope that this little action may contribute to the Artist's Commission that will send an official request asking to maintain the exhibition. 





Vamos nos organizar para a continuidade do Salão e Congresso Paranaense de Cerâmica. 
Conforme Gilbero Narciso divulgou em seu blog, vamos encaminhar 
e-mails para a Sra. Cristine Vianna Baptista (cosem@seec.pr.gov.br), Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná.

A ideia é que todos que entendam a importância destes eventos para a cultura brasileira, se solidarizem e também nos ajudem enviando um e-mail, 
independente de sua área de atuação ou de que estado ou país esteja. É simples, basta copiar a carta 
abaixo e enviar para cosem@seec.pr.gov.br



The letter: 




Ilma. Sra.
Cristine Vianna Baptista
DD Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná


Estamos tristes e apreensivos com a ameaça que paira sobre o Congresso e o Salão Paranaense de Cerâmica.


Iniciativas tão importantes que se destacam entre as políticas públicas de Cultura em nosso País, pois são modelos e referência pela correta aplicação do dinheiro público, um tanto raro em nossos dias.


A iniciativa, além de proporcionar intercâmbio de conhecimento e troca de experiências com profissionais de outras regiões do país e até do exterior, contribui positivamente para os avanços técnicos e artísticos de nosso povo. Além do que, o Salão Nacional de Cerâmica de Curitiba, é a única mostra existente dedicada à CERÂMICA BRASILEIRA, além de manter a verdadeira e sadia preocupação com a preservação de um espaço dedicado exclusivamente a essa modalidade de arte, ou seja, a CERÂMICA TRADICIONAL BRASILEIRA.


Realçamos e reiteramos a importância da manutenção e continuidade da organização e custeio público desses eventos. Como tem acontecido em nosso País, delegar esta realização à iniciativa privada, nem sempre preocupada com o bem comum e a cultura, certamente colocará em risco OS BENS INTANGÍVEIS DA CULTURA E MEMÓRIA NACIONAL.


O Congresso e o Salão Paranaense ampliam a valoração das tradições, criam espaços para a diversidade de linguagens, identidade e criatividade de seu povo, incentivam o turismo e, consequentemente, aumentam o crescimento econômico do Estado e do País, contribuindo para o desenvolvimento integrado da Sociedade.


Agradeço e espero, como tantos artistas, amigos e simpatizantes dessa causa importantíssima para a Arte e a Cultura do nosso povo, contar com o apoio do Secretário da Cultura do Paraná, Sr. Paulino Viapiana, e da Sra. Cristine Vianna Baptista, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná, para que considerem o pedido de MANUTENÃO E PRESERVAÇÃO DESTE EVENTO ATRAVÉS DO PODER PÚBLICO.


Atenciosamente,


Nome completo/Full name
Cidade/City
Estado/ Country


2 comments:

  1. Tomará que a gente consiga reverter este quadro. Realmente, vc conseguiu dizer tudo o que representa pra gente estes eventos a nível nacional e internacional. Bjs Ilca Barcellos

    ReplyDelete

Obrigada por deixar seu comentário! Ele aparecerá em breve!
Thank you, your comment will show up soon!