As I said before, I made some ash tests using Brazilian white clay "Farias".
The ash I used came from eucalyptus. There is a small Italian Pizza restaurant near me, with a nice wood kiln to cook the pizzas. I got the ashes there.
First of all, I washed the ashes (always wearing gloves), than,
I sieved it, and put it to dry naturally.
Note that I am doing a glaze with ashes, not an ash glaze. So, I choose one
of my white glazes to be modified, using the eucalyptus ash.
The photos below (click to enlarge it) shows the steps:
Como falei no post anterior, fiz mais alguns
testes com cinzas na argila branca Farias.
The ash I used came from eucalyptus. There is a small Italian Pizza restaurant near me, with a nice wood kiln to cook the pizzas. I got the ashes there.
First of all, I washed the ashes (always wearing gloves), than,
I sieved it, and put it to dry naturally.
Note that I am doing a glaze with ashes, not an ash glaze. So, I choose one
of my white glazes to be modified, using the eucalyptus ash.
The photos below (click to enlarge it) shows the steps:
Como falei no post anterior, fiz mais alguns
testes com cinzas na argila branca Farias.
A cinza utilizada foi a de eucalipto, proveniente de
uma pizzaria que há aqui perto de casa.
Primeiro a cinza foi lavada (sempre usando luvas, claro),
peneirada e seca naturalmente.
Com o objetivo de fazer um esmalte com cinzas escolhi
um dos meus esmaltes brancos, para ser alterado através do uso das cinzas.
As fotos (click nas imagem para aumenta-las) ilustram os passos que dei:
Antes de mais nada, fiz um teste apenas com as cinzas.
Esmalte branco
Primeiro teste - Esmalte branco + 10% de cinzas de eucalipto
Segundo teste - Esmalte branco + 20% de cinzas de eucalipto + 5% de albita.
Repetindo o teste, agora em uma peça pequena e em outra queima.
Luz lateral para sobressaltar a textura.
Interior da peça.
The same recipe didn´t work so well on the Itu clay .
A mesma receita não funcionou tão bem na argila Itu.
I fired all the tests in electric kiln, 1250°.
It gave me approx. 20% of economy in glaze raw material.
(I saved approx 20%, once I can obtain the eucalyptus ashes with no cost).
The surface is quite smooth and it has this delicate
rose color; so I decided to name it as
"White Rose"
Comments and suggestions are always welcome.
Todos testes foram queimados em forno elétrico a 1250º.
Uma economia de 20% de materia prima, já que as cinzas, consigo sem custos.
Como a superficie é bastante suave ao toque e
tem esse delicado tom rosado, ele recebeu o nome de
White Rose.
Comentários e sugestões são sempre bem vindos.
uma pizzaria que há aqui perto de casa.
Primeiro a cinza foi lavada (sempre usando luvas, claro),
peneirada e seca naturalmente.
Com o objetivo de fazer um esmalte com cinzas escolhi
um dos meus esmaltes brancos, para ser alterado através do uso das cinzas.
As fotos (click nas imagem para aumenta-las) ilustram os passos que dei:
Antes de mais nada, fiz um teste apenas com as cinzas.
Esmalte branco
Primeiro teste - Esmalte branco + 10% de cinzas de eucalipto
Segundo teste - Esmalte branco + 20% de cinzas de eucalipto + 5% de albita.
Repetindo o teste, agora em uma peça pequena e em outra queima.
Luz lateral para sobressaltar a textura.
Interior da peça.
The same recipe didn´t work so well on the Itu clay .
A mesma receita não funcionou tão bem na argila Itu.
I fired all the tests in electric kiln, 1250°.
It gave me approx. 20% of economy in glaze raw material.
(I saved approx 20%, once I can obtain the eucalyptus ashes with no cost).
The surface is quite smooth and it has this delicate
rose color; so I decided to name it as
"White Rose"
Comments and suggestions are always welcome.
Todos testes foram queimados em forno elétrico a 1250º.
Uma economia de 20% de materia prima, já que as cinzas, consigo sem custos.
Como a superficie é bastante suave ao toque e
tem esse delicado tom rosado, ele recebeu o nome de
White Rose.
Comentários e sugestões são sempre bem vindos.
Love the color of the glaze, almost lavender, great testing.
ReplyDeleteMaybe a very low amount of chromium and tin (impurity from ash)and the magnesium from the glaze are the responsibles for this light coloration. I made this testes and photos thinking in show to you my steps, and it was a good surprise. Thank you Linda for your comments!
ReplyDeleteI can't wait to try some ash tests in my next glaze load.
ReplyDeleteSensei, q linda, q tom maravilhoso. Vc é muuuiiito boa com esmaltes. Estava acompanhando o passo-a-passo acreditando q era queima à gás, mas q surpresa vc queimou no elétrico!!!!! Ficou demais. Bjks Ni
ReplyDeleteÉ Ni, o forno elétrico tb pode nos trazer boas surpresas! Fico feliz que tenha gostado, lembre-me de mostra a pecinha na próxima aula. Obrigada por suas generosas palavras! Ando muito feliz com seu desempenho no torno, viu? :)Parabéns! Bjs e volte sempre, seus comentários são muito bem vindos!
ReplyDeleteParabéns!!! Adorei esse rosa e os testes que vc. postou com cinzas!!, bem no momento que estou com cinzas de meu jardim para experimentar!!! Grande ABraço!
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